dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     29/04/2024            
 
 
    

Dentre as vantagens da irrigação, está aquela que possibilita utilizar esse próprio sistema como meio condutor e distribuidor de produtos químicos, como fertilizantes, simultaneamente com a água de irrigação. Esta prática é conhecida como fertirrigação, a qual é essencial ao manejo de culturas irrigadas, principalmente quando se utiliza irrigação localizada. Em áreas novas de cultivo de videiras há uma tendência para utilização desse sistema de irrigação, principalmente a microaspersão e o gotejamento, os quais normalmente apresentam maior eficiência de aplicação de água em relação aos sistemas por sulcos e aspersão, além de facilitar a aplicação de nutrientes via água de irrigação.

A fertirrigação é uma maneira mais eficiente e econômica de aplicar fertilizantes as plantas. Isso ocorre porque a aplicação desses fertilizantes em menor quantidade por vez, mas com maior freqüência, possibilita manter um nível uniforme de nutrientes no solo, durante o ciclo vegetativo da cultura, o que aumenta a eficiência do uso de nutrientes pelas plantas e, conseqüentemente, a sua maior produtividade (Busato, 2010).

A utilização da fertirrigação oferece inúmeras vantagens em comparação com o método convencional de aplicação de fertilizantes. Entre elas, pode-se destacar a não-compactação do solo e o fim de injúrias mecânicas nas plantas, causadas pela entrada de equipamentos pesados nas áreas de cultivos para promover a adubação pelos métodos tradicionais; menor quantidade de equipamento exigido e menor gasto de energia; a dose de nutrientes pode ser reduzida devido a maior eficiência de aplicação.

Além da influência da irrigação na produção e qualidade dos cachos, o aspecto nutricional da cultura é outro fator de fundamental importância. Dentre os nutrientes, o nitrogênio (N) afeta o crescimento vegetativo da videira, a produção e a qualidade da uva, quer por subdose, quer por excesso. Assim, seu uso deve ser realizado com prudência (Brunetto et al., 2007).

Adubação Nitrogenada

O nitrogênio é um dos nutrientes exigidos em maiores quantidades pela videira. Este elemento é essencial à multiplicação celular o que favorece o crescimento dos órgãos vegetais, sendo necessário desde o início do seu desenvolvimento e durante todo o período de atividade da planta. No entanto, 3/4 do nitrogênio consumido pela videira durante um ciclo de produção ocorre entre o início da brotação e a fase de florescimento.

Assim, a adubação merece atenção especial dos produtores, visto que os gastos com calagem e adubação na Niágara Rosada são responsáveis por 23% do custo de produção (Ghilardi e Maia, 2001) e a produção de frutos é diretamente influenciada pelo estado nutricional das plantas. Análises de solo e folhas são técnicas que contribuem para a aplicação balanceada de nutrientes mediante a adubação. Além desses aspectos, o conhecimento do acúmulo de nutrientes pelos cachos também é importante para a racionalização da adubação.

Atualmente, no Estado do Espírito Santo, o Manual de Recomendação de Calagem e Adubação (Dadalto e Fullin, 2001) indica a dose de N para a cultura da videira a partir da expectativa de produtividade e recomenda a aplicação parcelada durante o ciclo vegetativo-produtivo das plantas.  Nesse sentido, a fertirrigação adquire uma importância muito grande, principalmente no cultivo de videira em regiões tropicais e de clima semi-árido, nas quais são obtidas até 2,5 safras de uva por ano.

Visando-se estudar o real efeito da adubação nitrogenada sobre a produção da uva, realizaram-se pesquisas, onde se avaliou três doses de nitrogênio, aplicadas via fertirrigação, sobre a qualidade da uva Niágara Rosada no Município de Colatina, ES. Para isso, foi conduzido um experimento de campo, em uma área do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES Campus Itapina, com a cultivar de uva Niágara Rosada no sistema de latada, com espaçamento 3,0 m entre plantas e 2,0 m entre linhas, no período de 15 de maio a 06 de outubro de 2009, em uma área de 480 m2. As plantas foram irrigadas por meio do sistema de irrigação localizada com emissor Microjet (Figura 1). O modelo de microjet utilizado na pesquisa é comumente utilizado pelos irrigantes no Estado do Espírito Santo. Apresenta vazão nominal de 14 L.h-1, à pressão de 1,0 Kgf.cm-2.

 

Figura 1 – Vista do parreiral e do emissor Microjet utilizado na fertirrigação.

Foram avaliadas três doses de nitrogênio, aplicadas via fertirrigação: 35, 70 e 140 g.planta-1. Utilizou-se uréia (45% de N) como fonte de nitrogênio. A recomendação de adubação do nitrogênio (N) foi parcelada em três aplicações:
10 dias após o início da brotação (ramo com aproximadamente 30 cm) foram aplicados 50% da recomendação do N em cada parcela;
Na fase de abertura das flores (aproximadamente 30 dias após o início da brotação) foram aplicados 25% de recomendação do N em cada parcela;
Na fase de frutos do tamanho de caroço de feijão foram aplicados os 25% restantes de cada parcela;

As fertirrigações com os demais nutrientes foram realizadas conforme as necessidades da cultura e o resultado da análise de solo, de acordo com a fase fenológica. Assim, a recomendação da necessidade de potássio foi parcelada em duas aplicações: 30 dias após a poda aplicou-se 50% da recomendação e o restante foi fornecido juntamente com a última adubação nitrogenada. Utilizou-se o adubo cloreto de potássio como fonte do nutriente.
A adubação de fósforo ao solo foi realizada com o adubo superfosfato simples, dividida em duas aplicações. A primeira realizada 10 dias antes da poda e a outra 30 dias após. A adubação com micronutrientes foi realizada apenas para o boro e zinco, nas quantidades de 2,5 kg.ha-1 de cada nutriente, utilizando-se bórax e sulfato de zinco, respectivamente, com fonte desses micronutrientes. A adubação foi realizada logo após a poda.
Todos os fertilizantes,

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Adubação
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada